quinta-feira, 15 de julho de 2010

Seduc promove Oficina de Robótica para alunos especiais

O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) está promovendo a Oficina de Robótica Educacional organizada pela Subgerência de Educação Especial, por meio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S).

As atividades serão desenvolvidas ao longo de cinco meses, onde as primeiras turmas iniciaram suas atividades no dia 01 deste mês, finalizando-as no dia 25 de novembro deste ano. Os alunos matriculados na oficina terão um encontro semanal toda quinta-feira com duração de 4 horas cada. Os alunos que podem participar da oficina são os que estejam devidamente matriculados na rede estadual de ensino e que apresentem indicadores de altas habilidades ou que sejam superdotados e apresentem potencial para desenvolvimento na área tecnológica.
O Projeto de Educação Tecnológica na área de Robótica, através da Oficina de Robótica, tem como objetivo o desenvolvimento de competências, habilidades e qualidades pessoais por meio de atividades que possibilitem a resolução de situações problemas e da produção de conhecimentos em um ambiente lúdico e inovador. A oficina funcionará na Unidade de Atendimento ao aluno, no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Seduc, onde serão formadas duas turmas com 12 alunos cada, sendo elas divididas em dois turnos, manhã e tarde, nos horários de 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.
O que é Robótica Educacional?
É o desenvolvimento de atividades utilizando a robótica de forma a garantir aos participantes a vivência de experiências semelhantes às encontradas na vida real e oferecer oportunidades para propor e resolver problemas difíceis mais do que observar formas de solução. Ela possibilita expandir o ambiente de aprendizagem, propor atividades lúdicas, desafiantes e criativas utilizando peças de montagem controladas por computador. Dessa forma, é possível verificar hipóteses, formalizar conhecimentos intuitivos e unir um instrumento de aprendizagem a um instrumento de lazer.

Quem poderá se inscrever para a Oficina?

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que apresentam indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e se encontram no processo de identificação, coordenado pelo NAAH/S, que demonstram habilidades, interesses e estilos de aprendizagem, relacionados à mecânica, construção, matemática e informática.

Nenhum comentário: