quinta-feira, 8 de julho de 2010

Projeto Rompendo Barreiras: mais de mil estudantes já entraram em universidades


Em sete anos de realização dos pré-vestibulares nas escolas estaduais as aulas dos terceiros anos do ensino médio voltadas para o ingresso acadêmico ajudaram 32% dos alunos inscritos a garantir uma formação superior. Nesse período participaram do Rompendo Barreiras 3.196 estudantes. “O número de aprovados pode ser maior, pois tem alunos que, mesmo concluindo o ensino médio, continuaram os estudos em casa e obtiveram o sucesso em outros vestibulares e em concursos públicos”, disse a subgerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Aparecida Meireles.

Hoje o projeto alcança seis municípios e nove escolas estaduais: Ariquemes, Ouro Preto, Porto Velho, Monte Negro, Ji-Paraná e Presidente Médici. No ano passado 382 alunos foram aprovados nos pré-vestibulares prestados. Por município os dados mostram que 75% alunos de Ariquemes inscritos no Rompendo Barreiras foram aprovados nas universidades; 93% em Ji-Paraná, dos 105 estudantes 98 foram aprovados; 90% em Presidente Médici; 36% em Ouro Preto; e em Porto Velho 34%. Na capital, somente na Escola Estadual João Bento da Costa, em 2009, passaram 148 alunos. Na Escola Orlando Freire 50% dos alunos passaram nos vestibulares.

O projeto

O modelo do projeto nasceu na Escola Estadual João Bento da Costa, em 2002. Com apoio dos professores e da escola. Além da grade escolar de 40 horas semanais [obrigatórios pelo regimento normal de ensino] os alunos têm mais horas extras de estudos para reforçar a aprendizagem. O sucesso do projeto fez com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) expandisse o Rompendo Barreiras para mais cinco municípios e oito escolas no Estado. “Os municípios começaram a pedir o pré-vestibular para prepararem mais os alunos a ingressarem em uma universidade. Foi quando resolvermos unificar os métodos de como deve ser feito o pré-vestibular nas escolas estaduais, ainda a Secretaria apoia com material pedagógico”, explicou a subgerente do Ensino Médio.

A iniciativa, desde 2008, está disponível para todas escolas da rede de ensino do Estado. “Nenhuma escola é obrigada a aderir, mas quem participa do cursinho preparatório deve cumprir com a grade do Rompendo Barreiras que além da grade escolar normal necessita de mais 20 horas semanais extras [que não serão contabilizadas na grade da escola]”, afirmou Meireles.


Fonte: A/I SEDUC - Secretaria de Educação

Nenhum comentário: