quinta-feira, 29 de julho de 2010

Florianópolis-SC inclui a Educação Física no NASF


Até pouco tempo atrás, a Educação Física não figurava entre as profissões que compõem a Atenção à Saúde, dentro de Estados e municípios brasileiros. Em Santa Catarina, esse cenário foi alterado em 2002, com a criação de vagas específicas para os profissionais na área, visando a promover maior qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde.
Grande entusiasta da Educação Física, o secretário de Saúde de Florianópolis, Dr. João Cândido da Silva, criou a vaga de Profissional de Educação Física no quadro de
servidores efetivos no Estado (enquanto Secretário estadual de Saúde) e levou a experiência ao município por atribuir à Educação Física uma grande parcela da diminuição dos casos de internação.
Para o secretário, a Educação Física faz parte da estratégia da saúde. “A Educação Física foi uma das profissões que lutamos para incluir, junto com o CREF3/SC, na saúde do Estado, em 2002. É a profissão que mais trouxe contribuições para a promoção e a recuperação das pessoas que precisaram utilizar o Sistema de Saúde, tanto no Estado quanto no município de Florianópolis”, afirma ele, completando que o ideal seria implantar vagas para a categoria no Estado inteiro para garantir o suporte fundamental para a recuperação de doenças.
Em Florianópolis, os profissionais de Educação Física atuam na Atenção Primaria à Saúde, fazendo a promoção e a prevenção à saúde, em especial a grupos de idosos, onde as mulheres são maioria. “Também atuam na atenção terciária, na recuperação de cirurgias, de doenças crônicas, utilizando conhecimentos técnicos, na química fina, na alta especialização”, completa João Candido.
Fonte: CREF3/SC

Nenhum comentário: