segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gestar II - 1ª aula de Português

Dia 22/04/2009, às 07h30min aconteceu a 1ª aula de Poruguês do Gestar II na Sala de Reuniões da REN de Nova Brasilândia.
O cronograma está abaixo:

Língua Portuguesa
Gestar II

Representação de Ensino de Nova Brasilândia D’Oeste
Representante de Ensino: Amarildo Caetano
Coordenadora: Iran Marcelino Silva
Formadora: Emilia Eliza Medeiros

Objetivo Geral

Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de 6º. ao 9º. anos um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de processos de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.

A ESPECIFICIDADE DO PROGRAMA

Na perspectiva da formação continuada, o Gestar II prima pela busca de um caminho de mão dupla entre teoria e prática e pelo enfoque da linguagem como fenômeno cultural, no qual a língua é elemento constituinte, mas não único e isolado, na organização de nossas experiências.

COMPETÊNCIAS ESPERADAS DOS PROFESSORES
Como usuário da língua:

Apresentar-se como locutor e interlocutor, com amplo domínio da linguagem, nas suas várias modalidades e formas e nos seus diversos contextos;
Refletir sobre a linguagem e sobre a Língua Portuguesa;
Reconhecer os usos sociais da língua, em todas as modalidades, inclusive como participação política e cidadã;
Posicionar-se criticamente com relação aos diversos tipos de textos, inclusive obras didáticas;
Interessar-se pelos diversos tipos de textos artísticos, especialmente de literatura.

Como profissional da educação:
Atuar de forma consciente, produtiva e adequada à sua comunidade, valorizando as práticas democráticas;

Desenvolver projetos de aperfeiçoamento (capacitação profissional e ampliação de horizontes);
Atuar coletivamente, partilhando experiências e projetos;

Refletir sobre sua prática docente e sobre a atuação na escola e suas relações com a sociedade.

A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO

O currículo de Língua Portuguesa organiza-se em torno de questões que já há algum tempo fundamentam seu ensino-aprendizagem. Pelo seu alcance, tais questões têm uma função irradiadora, capacitando o professor para a abordagem autônoma de outros pontos do currículo para os dois ciclos em que trabalha.

A PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica se organiza para o desenvolvimento do letramento do professor (e conseqüentemente do aluno), a partir da discussão e análise das situações sociocomunicativas, tendo o texto como eixo central da resolução de problemas. Essa postura aponta, sobretudo, para uma perspectiva em que o texto é visto como concretização das situações de interação e um produto de condições sócio-históricas, em que a significação é o ponto relevante.

Os professores alunos de Língua Portuguesa gostaram e sairam com boas expectativas para o curso. Desejamos sucesso a todos.

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