sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Provinha Brasil de Matemática

Os Técnicos da Representação de Ensino de Nova Brasilândia estarão subsidiando a aplicação da Provinha Brasil de Matemática aos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental nas Escolas da Rede Estadual nos dias 23, 24 e 25 de agosto do corrente ano.


Sendo assim, a Gerente Pedagógica/REN/SEDUC Iran Sandra solicita a presença de todos os professores lotados nas salas de aula do 2º ano do EF e todos os Supervisores das Escolas Alexandre de Gusmão, Abílio Netto e Rocha Pombo, na Sala de Reuniões da Representação de Ensino no dia 22/08 às 19h.


Abaixo, está o calendário com o nome da Escola e a data de aplicação da Provinha.


EEEF Alexandre de Gusmão - data de aplicação: 23/08/2011.


EEEF Abílio Netto Borges - data de aplicação: 24/08/2011.


EEEF Rocha Pombo - data de aplicação: 25/08/2011.

Olimpíada da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro

A Gerência de Educação/SEDUC/RO por meio do Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio divulgou o resultado final do Processo de Seleção para o Seminário a Escrita em Foco: Reflexão em Várias Vozes, apresentado pela Coordenação Nacional do Projeto Olimpíada da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O evento se realizará de 29 a 31/08/11, em Brasília - DF. Os professores que participarão do evento representando Rondônia são:

• Profª Cleuza Silvério da Silva, do município de Ouro Preto,
• Profª Edicléia Chaves Mazer Peres, do município de Buritis
• Anelisa Prazeres Veloso de Souza, do município de Porto Velho (Undime).

Todos que participaram da seleção enviando seus projetos e suas ações de formação em Língua Portuguesa estão de parabéns! Vamos continuar trabalhando com mais projetos e, assim, melhorar cada vez mais o Ensino e a Aprendizagem de nossos estudantes.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

REN de Nova Brasilândia D’Oeste realiza Encontro para Aprovação do Estatuto do Conselho Escolar com servidores das Escolas Estaduais.

A Representação de Ensino de Nova Brasilândia, por intermédio da Chefe de Sessão Pedagógica, Iran Sandra (Coordenadora local do Conselho Escolar), realizou um Encontro no Anfiteatro Municipal com todos os Servidores Estaduais das Escolas Aurélio Buarque, Alexandre de Gusmão, Abílio Netto, Rocha Pombo e Ceeja e convidados, para Apresentação, Leitura, Apreciação e Aprovação do Estatuto dos Conselhos Escolares do Estado de Rondônia. Entre os convidados estavam a Secretária Municipal de Educação Profª Rosely Davis, a Coordenadora Pedagógica da SEMECE a Profª Eliane e o representante do Sintero Profº Emerson.






O Encontro teve início às 7h30min com a abertura oficial do Representante de Ensino, o Professor Elias Ferreira dando as boas vindas aos presentes e falando da grande importância da Gestão Democrática para a Educação e da grande contribuição que os Educadores de Nova Brasilândia vem dando desde o início dos estudos sobre a implantação dos Conselhos Escolares e, consequentemente, a Gestão Democrática na Educação do Estado de Rondônia. “Nós não temos medido esforços para alcançarmos os objetivos tão esperados por todos e que é também, uma das metas do Governador Confúcio Moura que vem fazendo de tudo para que, ainda este ano, aconteçam as Eleições para os Gestores das Escolas Estaduais”, disse o representante.

Profº Elias Ferreira (Representante de Ensino)







A Coordenadora Iran Sandra, organizou e mediou todas as atividades juntamente com a Diretora da Escola Rocha Pombo, Márcia Holz que não mediu esforços para dar o apoio necessário durante toda a preparação do evento. Uma apresentação em slides foi um dos grandes momentos: nela estavam fotos dos servidores nos estudos dos cadernos do Conselho Escolar realizados no ano passado na REN/SEDUC/NBO com frases de incentivo e reafirmação de toda a caminhada até o momento. Uma síntese das Orientações para a implantação dos Conselhos Escolares foi apresentada. Foi disponibilizado às Escolas escolherem a forma de como aconteceriam as Eleições para o Conselho Escolar e das cinco Escolas presentes, quatro decidiram que as Eleições seriam por “aclamação” e apenas, a Escola Alexandre de Gusmão, decidiu pela eleição com o voto secreto.





Iran Sandra (Coordenadora do Conselho Escolar)










Durante o evento, houve uma pausa para o Coffeebreak e nos intervalos de uma atividade para outra houve sorteio de brindes e a apresentação do aluno da Escola Aurélio Buarque, José Lucas, que abrilhantou o evento com sua voz e violão.

















































Os 82 artigos do Estatuto do Conselho Escolar foram lidos para conhecimento e a apreciação de todos os presentes e em seguida foram colocados em votação. O Estatuto foi aprovado por unanimidade. A leitura foi feita de forma dinâmica por alguns professores das 05 Escolas presentes.





























O Encontro marcou a história da Educação de Nova Brasilândia. Segundo alguns professores, o Governo do Estado e a REN/Seduc de Nova Brasilândia estão de parabéns porque é assim que a Educação deve ser feita, com a participação de todos e nas bases. O Professor Elias Ferreira (Representante de Ensino) agradeceu a Deus, a presença dos Convidados, a participação de todos os Servidores presentes, a contribuição para o lanche dada pelas Escolas, a toda a Equipe da REN que não mediu esforços para que o Evento acontecesse, a Márcia Holz pelo apoio dado e encerrou o Evento reforçando a todos os Gestores sobre as reuniões com os pais e alunos que deveriam acontecer em cada Escola para a apresentação e aprovação do Estatuto do Conselho Escolar. “Essas reuniões devem acontecer o mais rápido possível para que, logo em seguida, façamos as Eleições dos Conselhos”, afirmou o Representante de Ensino.

Agradecimentos ao Leitor

Agradecemos a visita e os comentários do Leitor Glau em nosso blog. Percebemos nitidamente que o anseio do caro leitor é o mesmo nosso. Sabemos da importância de se fazer um concurso, ser aprovado e ser convocado o mais rápido possível. Nossa esperança é a mesma sua Glau. As escolas, realmente, estão precisando de servidores no apoio ao pátio, nas secretarias, na limpeza e na cozinha. Alguns já foram chamados, mas precisamos de muito mais. Os motoristas, também, estão esperando suas convocações. O que podemos adiantar é que o Governo diz que vai chamar. Não temos data marcada para isso. Mas, por exemplo, foram chamados alguns pedagogos recentemente e eles, também, estavam preocupados com a demora. Paciência é o que podemos pedir a você e aos demais que foram aprovados.