quinta-feira, 9 de junho de 2011

Oficina de Hot Potatoes

No dia 26/05/2011 aconteceu a Oficina do Software Educativo Hot Potatoes, no NTE/RLM para os Coordenadores de Laboratório de Informática Educativa. Da nossa REN/SEDUC/NBO participaram o Coordenador das TICs da REN/SEDUC e os Cordenadores de LIE das Escolas Alexandre de Gusmão, Aurélio Buarque e Rocha Pombo. Veja abaixo os nomes dos Coordenadores e suas respecivas escolas:


Antonio Erivan da Silva - Representação de Ensino/SEDUC


Claudemir Morais - EEEF Rocha Pombo


Lucinete Briolli - EEEFM Aurélio Buarque


Mara Chiullo - EEEF Alexandre de Gusmão




A Oficina foi muito proveitosa! Exercícios de Lacunas, Anagramas, Perguntas e Respostas podem ser criados e inseridos pelos professores em suas atividades de sala de aula. No final foi entregue um Certificado de Participação e todos os participantes deverão marcar encontros em suas escolas juntamente com seus Gestores para repassarem as Oficina para os professores.

Censo Escolar 2011

As Escolas das redes Estadual e Municipal de Nova Brasilândia estão a todo vapor para finilizarem o Censo Escolar 2011 nas datas previstas pelo Inep/MEC. Apesar do sítio cair de vez em quando, nosso secretários escolares, como sempre, estão atentos e comprometidos com o fechamento correto do Censo Escolar 2011. Abaixo lembramos algumas datas importantes:


Escolas com 500 alunos: tem até o dia 22/06/2011 para encerrar;

A Conferência dos dados acontecerá de 22 a 29/06/2011.


Escolas com 1.000 alunos: tem até o dia 30/06/2011.

A Conferência dos dados acontecerá do dia 30/06 ao dia 15/07/2011.


Escolas com 1.500 alunos: tem até o dia 09/07/2011.

A Conferência dos dados acontecerá de 09 a 16/07/2011.


Boa sorte a todos e vamos que vamos!


Análise

O Profº Elias Ferreira, Representante de Ensino da Seduc em Nova Brasilândia esteve na Rádio Vitória Régia juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Roseli Davis e o Prefeito Muncipal Valcir Silas Borges no Programa Debate Aberto sob a apresentação de Jarmênio. A análise do Representante de Ensino neste 04 meses a frente da REN/SEDUC/NBO é positiva. Dentre vários assuntos discutidos destacamos a solução da falta de professores, onde todas as aulas já foram preenchidas e os alunos estão com todos os professores em sala de aula contratados pro meio de currículum vitae. Lembrando que este problema, ainda perdura, em outros municípios nas áreas tidas como críticas: química, física, biologia, história, língua inglesa; o transporte escolar, também, está trafegando regularmente em todas as linhas e pontos onde existem alunos; a parceria entre Estado/Seduc e Município/SEMECE nos Cursos de Formação Continuada e Projetos vem dando muito certo. Este fator positivo foi citado tanto pela Profª Rose como pelo Profº Elias. O prefeito Silas frizou a importância da parceria para que a Educação em Nova Brasilândia D'Oeste ande a passos largos e nossos alunos possam concorrer de igual para igual com outros alunos de Escolas de Municípios maiores como Vilhena, Ji-Paraná e Porto Velho.

Conselho Escolar

No dia 15/06/2011 haverá uma reunião técnica em Porto Velho com os Representantes de Ensino e Chefes de Seção Pedagógica das RENs/Seduc para tratarem de assuntos referentes a implantação dos Conselhos Escolares e Gestão Democrática nas Escolas Estaduais de Rondônia. Este processo de implantação teve início no Governo anterior e com muito afinco, o Governo Confúcio Moura tende a concluir. Este feito será uma das mais importantes portas para a Democracia se instalar de vez na Educação rondoniana. Estamos confiantes que e comissões serão formadas e datas serão marcadas para já no próximo semestre esta luta de muitos se torne realidade!

Pró-Letramento 2011

A Representação de Ensino de Nova Brasilândia d'Oeste fez a Abertura Oficial do Programa Pró-Letramento destinado aos Professores de Séries Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais. O Evento ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores no dia 30/05/2011 com início às 19h30min. Além das Facilitadoras Ana Paula (Matemática) e Emília Medeiros (Linguagens), estiveram presentes o Profº Elias Ferreira, Representante de Ensino, a Coordenadora Pedagógica da REN, Iran Sandra, a Secretária Muncipal de Educação, a Profª Roseli Davis, diretores das Escolas Estaduais e Professores de Séries Iniciais. A Profª Amanda Souza abrilhantou a Cerimônia cantando para todos os presentes. Logo após a abertura, foram sorteados alguns presentes e teve comes e bebes no final. Para os presentes, a Abertura foi muita boa e as expectativas são as melhores. Vamos aguardar.


1º Encontro/Oficina de Formação


Já na quarta-feira (01/06/2011) a Profª Emília iniciou as Oficinas de Linguagens pela manhã e a Profª Ana Paula nos períodos vespertino e noturno. dessa forma, todos as Oficinas serão realizadas nas quartas-feiras nos períodos acima mencionados.

Leitor

Recebemos o seguinte comentário do Leitor Marcelo:

ola!
Gostaria de saber se tem previsão para 2ª convocação de posse dos pessoal que ainda não foi chamado no concurso Edital n. 244/GDRH/SEAD, de 30 de junho de 2010 pessoal de apoio, exemplo, inspetor de patio e os demais que ficaram para segunda chamada?


Caro, Marcelo!

O Estado solicitou das RENs um nova lista do Quadro de necessidades do Pessoal de Apoio nas Escolas. Nossa REN, já enviou e estamos aguardando a Convocação dos Aprovados. Não temos data certa. Temos a necessidade e estamos confiantes de que este ano, ainda, estes candidatos sejam convocados para posse. Serão convocados todos aqueles que ficaram dentro das vagas e quiçá mais alguns classificados.

Agradecemos sua visita ao nosso Blog e quando precisar e só postar que estaremos sempre a disposição. Abraços e que Deus possa te abençoar.