quinta-feira, 29 de julho de 2010
VI Curso de Espanhol
Registro do Uso das Tecnologias no ambiente escolar
Florianópolis-SC inclui a Educação Física no NASF
Grande entusiasta da Educação Física, o secretário de Saúde de Florianópolis, Dr. João Cândido da Silva, criou a vaga de Profissional de Educação Física no quadro de
Para o secretário, a Educação Física faz parte da estratégia da saúde. “A Educação Física foi uma das profissões que lutamos para incluir, junto com o CREF3/SC, na saúde do Estado, em 2002. É a profissão que mais trouxe contribuições para a promoção e a recuperação das pessoas que precisaram utilizar o Sistema de Saúde, tanto no Estado quanto no município de Florianópolis”, afirma ele, completando que o ideal seria implantar vagas para a categoria no Estado inteiro para garantir o suporte fundamental para a recuperação de doenças.
Em Florianópolis, os profissionais de Educação Física atuam na Atenção Primaria à Saúde, fazendo a promoção e a prevenção à saúde, em especial a grupos de idosos, onde as mulheres são maioria. “Também atuam na atenção terciária, na recuperação de cirurgias, de doenças crônicas, utilizando conhecimentos técnicos, na química fina, na alta especialização”, completa João Candido.
domingo, 25 de julho de 2010
Para meditação de todos os profissionais
Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: “Ninguém é insubstituível”.
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
-E Beethoven ?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então:
- Ouvi essa história esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal, as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível" .
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..". E eu, particularmente, acrescentaria... os cemitérios estão cheio de insubstituíveis.
É bom para refletir e se valorizar!
Um bom dia..... insubstituível!!!!!
Fonte:http://profjosiel.blogspot.com
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Resultado Final do Projeto Jornal ABHF no Curso de Mídias - Ciclo Básico
ATA DE DEFESA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CICLO BÁSICO - 3a OFERTA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO DA TURMA MIERO2010- RMA/A
A Banca de defesa de Seleção dos Trabalhos de Conclusão do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação em Rondônia 3a Oferta do Ciclo Básico, Turma MIERO2010-RMA/A, presidida pela Supervisora de Tutoria Aparecida de Fátima Vilas Boas Guidelli e constituída pelas examinadoras Nely Matter e Cleusa Margarida Bonamigo reuniu-se no dia 10 de junho de 2010, as 08 horas e 30 minutos, nas dependências do Auditório da Representação de Ensino/SEDUC, para avaliar o projeto intitulado “Jornal na Escola”, do Grupo Interação constituído pelos cursistas Antonio Erivan da Silva, Iran Sandra Marcelino da Silva e José Carlos Correia, após a explanação e argüição pela Banca Examinadora, o trabalho foi avaliado e de acordo com as normas estabelecidas pelo Aviso de Seleção foi considerado aprovado obtendo nota 90 (noventa).
Aparecida Vilas Boas Guidelli
Tutora do Ciclo Básico
Turma MIERO/RMA/A
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Educação Física Escolar
É urgente que o professor de educação física nas escolas veja-se como um educador que, resguardadas as especificidades de seu componente curricular, compõe um corpo docente, cuja função é concorrer para que sejam atingidos objetivos educacionais.
No Brasil temos encontrado críticas que mencionam o componente curricular educação física como uma espécie de “servo” de outros componentes, como se não possuísse objetivos próprios a atingir.
Outro aspecto que vem contribuindo para a falta de integração é uma visível desvalorização do trabalho do professor de educação física por professores de outras matérias, ou até mesmo por parte dele próprio, por executar um trabalho tido como menos intelectual que o do demais.
As diferentes matérias devem fornecer instrumentos para que os alunos se aproximem da realidade a partir do ponto de vista de cada área, não descuidando da tentativa de relacioná-la e confrontá-la com o ponto-de-vista de outras áreas.
Abordando a questão pela perspectiva do aluno encontramos teorias da aprendizagem que tem reforçado a importância do significado do material a ser aprendido e a sua mais fácil assimilação e retenção quando o conteúdo é reforçado relembrado e aplicado em situações diferentes.
O conteúdo “orientação espacial”, por exemplo, pode ser tratado em matemática, em geografia, em educação artística, e em educação física. Pode acontecer que informações mal compreendidas numa matéria ou numa situação, possam ser mais bem esclarecidas quando tentada de outras formas.
Esta não é uma deficiência curricular presente apenas no Brasil. A proposta curricular de educação física elaborada pelo ministério da educação e ciência da Espanha, país que o Brasil atualmente vem reconhecendo como expoente em temas educacionais, constata-se a preocupação de enfatizar e exemplificar as possibilidades do professor de educação física estar, em conjunto com os demais professores da escola, concorrendo para que haja integração e convergência de conhecimentos recebidos pelos alunos.
(Sheila A. P. S. Silva)
Para saber mais, leia o artigo: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÃO COM OUTROS COMPONENTES CURRICULARES no site: www.educacaofisica.com.br
ONCURSOS DOS CORREIOS 2010
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO
DL Nº 383/2010; OBJETO: Prestação de Serviços de realização de Concurso Público para os cargos de Analista de Correios, Agentes de Correios e outros cargos específicos da área de medicina e segurança do trabalho; CONTRATADA: FUNDAÇÃO CESGRANRIO. VALOR GLOBAL: R$ 26.575.873,50; DATA DA RATIFICAÇÃO: 15/07/2010; ENQUADRAMENTO LEGAL: Artigo 24, Inciso XIII da Lei 8.666/93.
Fonte: Diário Oficial da União - Secção 3 - Nº 135 de 16/07/2010. ISSN 1677-7069 Pag. 85
Disponível:http://www.correios.com.br/institucional/concursos/correios/ArquivosProsel/00309_004665.pdf
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Seduc promove Oficina de Robótica para alunos especiais
As atividades serão desenvolvidas ao longo de cinco meses, onde as primeiras turmas iniciaram suas atividades no dia 01 deste mês, finalizando-as no dia 25 de novembro deste ano. Os alunos matriculados na oficina terão um encontro semanal toda quinta-feira com duração de 4 horas cada. Os alunos que podem participar da oficina são os que estejam devidamente matriculados na rede estadual de ensino e que apresentem indicadores de altas habilidades ou que sejam superdotados e apresentem potencial para desenvolvimento na área tecnológica.
O Projeto de Educação Tecnológica na área de Robótica, através da Oficina de Robótica, tem como objetivo o desenvolvimento de competências, habilidades e qualidades pessoais por meio de atividades que possibilitem a resolução de situações problemas e da produção de conhecimentos em um ambiente lúdico e inovador. A oficina funcionará na Unidade de Atendimento ao aluno, no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Seduc, onde serão formadas duas turmas com 12 alunos cada, sendo elas divididas em dois turnos, manhã e tarde, nos horários de 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.
Quem poderá se inscrever para a Oficina?
Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que apresentam indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e se encontram no processo de identificação, coordenado pelo NAAH/S, que demonstram habilidades, interesses e estilos de aprendizagem, relacionados à mecânica, construção, matemática e informática.
Secretária da SEDUC destaca resultado da educação de Rondônia no IDEB
A secretária ressaltou ainda a média alcançada pela Escola Estadual Anísio Serrão, localizada no município de Pimenta Bueno, que obteve a melhor colocação do Ensino Fundamental das séries iniciais. Escola que superou a meta do estado para o Ensino Fundamental no ano de 2009, atingindo a média 6,2, nota que estava prevista para ser alcançada somente em 2021, quando a média será de 6,0 para todas as escolas estaduais, e destacou ainda a Escola de Colorado do Oeste, que obteve nota 6,0.
O Estado de Rondônia hoje atende cerca de 270 mil alunos na rede estadual de ensino e a secretaria parabenizou a todos os alunos que se empenharam para que se pudesse chegar a esses resultados. “Parabéns às escolas que atingiram as médias, aos supervisores que colaboram com os nossos professores intervindo na educação das nossas estrelas que são os alunos, e desejo que eles continuem estudando com garra e determinação, e dizer aos professores que continuem planejando suas aulas com qualidade”, enfatizou a secretária.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Conselhos Escolares
Projeto Educando para o Trânsito
Os professores da EEEF Abílio Netto Borges estão desenvolvendo atividades em sala de aula com os alunos, utilizando o material didático pedagógico “Coleção Educando Criança para o Transito”, disponibilizado pela SEDUC/RO. Os alunos manuseiam e observam as ilustrações contidas na cartilha, desenvolvem atividades com desenhos e relatos. Foi realizado um estudo áudio visual, onde a Mídia TV e Vídeo foi utilizada para assistir os DVDs Primeiros Socorro, Cinto de Segurança, Sinalização, Ciclista, Cidadania no Transito, Brincadeira de Rua, Pedestre e Travessia de Rua. Os professores deram algumas palestras com temas voltados para a importância da Educação no Trânsito no dia - a- dia de cada um. A EEEFM Aurélio Buarque de Holanda Ferreira inseriu em seu currículo anual, nos Planos de Curso dos Professores de modo a desenvolver um trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental e Médio, o Material disponibilizado pela Seduc sobre Educação Para o Trânsito, pensando em desenvolver um trabalho interdisciplinar objetivando o desenvolvimento dos valores essenciais à vida plena por meio da Educação para o Trânsito. Todas as atividades estão sendo executadas pelos alunos, professores, gestores visando à integração dos conteúdos estudados em diversas situações do cotidiano de cada um dos envolvidos. A socialização final de todas as atividades desenvolvidas pela Escola Aurélio acontecerá em setembro durante a semana do trânsito com a integração das tecnologias e mídias disponíveis na Escola.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Homologação do Resultado Final do Concurso da Seduc - Administrativo
Projeto Rompendo Barreiras: mais de mil estudantes já entraram em universidades
Em sete anos de realização dos pré-vestibulares nas escolas estaduais as aulas dos terceiros anos do ensino médio voltadas para o ingresso acadêmico ajudaram 32% dos alunos inscritos a garantir uma formação superior. Nesse período participaram do Rompendo Barreiras 3.196 estudantes. “O número de aprovados pode ser maior, pois tem alunos que, mesmo concluindo o ensino médio, continuaram os estudos em casa e obtiveram o sucesso em outros vestibulares e em concursos públicos”, disse a subgerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Aparecida Meireles.
Hoje o projeto alcança seis municípios e nove escolas estaduais: Ariquemes, Ouro Preto, Porto Velho, Monte Negro, Ji-Paraná e Presidente Médici. No ano passado 382 alunos foram aprovados nos pré-vestibulares prestados. Por município os dados mostram que 75% alunos de Ariquemes inscritos no Rompendo Barreiras foram aprovados nas universidades; 93% em Ji-Paraná, dos 105 estudantes 98 foram aprovados; 90% em Presidente Médici; 36% em Ouro Preto; e em Porto Velho 34%. Na capital, somente na Escola Estadual João Bento da Costa, em 2009, passaram 148 alunos. Na Escola Orlando Freire 50% dos alunos passaram nos vestibulares.
O projeto
O modelo do projeto nasceu na Escola Estadual João Bento da Costa, em 2002. Com apoio dos professores e da escola. Além da grade escolar de 40 horas semanais [obrigatórios pelo regimento normal de ensino] os alunos têm mais horas extras de estudos para reforçar a aprendizagem. O sucesso do projeto fez com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) expandisse o Rompendo Barreiras para mais cinco municípios e oito escolas no Estado. “Os municípios começaram a pedir o pré-vestibular para prepararem mais os alunos a ingressarem em uma universidade. Foi quando resolvermos unificar os métodos de como deve ser feito o pré-vestibular nas escolas estaduais, ainda a Secretaria apoia com material pedagógico”, explicou a subgerente do Ensino Médio.
A iniciativa, desde 2008, está disponível para todas escolas da rede de ensino do Estado. “Nenhuma escola é obrigada a aderir, mas quem participa do cursinho preparatório deve cumprir com a grade do Rompendo Barreiras que além da grade escolar normal necessita de mais 20 horas semanais extras [que não serão contabilizadas na grade da escola]”, afirmou Meireles.
Fonte: A/I SEDUC - Secretaria de Educação
Governo Federal garante definições da transposição até dia 04 de agosto
Foi o que garantiu o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, ao deputado federal licenciado Eduardo Valverde (PT), em reunião realizada ontem, quarta-feira, dia 07/07, no Congresso Nacional.
A convite de Valverde Duvanier Paiva foi discutir o assunto no Congresso Nacional, onde se reuniu com a bancada federal e com os sindicalistas de Rondônia. Até então as reuniões aconteciam no Ministério.
Durante a reunião, ocorrida no gabinete da senadora Fátima Cleide (PT), Valverde disse que é imprescindível a participação de representantes dos sindicatos na comissão da transposição. “Os sindicatos têm conhecimento sobre a situação dos servidores e esse conhecimento será de grande importância para não deixar de fora nenhum servidor que tenha direito de transferência para os quadros da União”, disse Valverde.
Escolas Estaduais/Nova Brasilândia D’Oeste – RO
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.9 4.4 4.4 4.0 4.3 4.7 5.0 5.3 5.5 5.8 6.1
EEEF Rocha Pombo
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.1 3.7 4.9 3.2 3.5 4.0 4.2 4.5 4.8 5.1 5.4
9º ano – Ensino Fundamental - EEEF Alexandre de Gusmão
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
4.2 3.4 4.0 4.2 4.4 4.7 5.1 5.4 5.7 5.9 6.1
EEEF Rocha Pombo
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.3 5.1 3.3 3.6 3.9 4.2 4.5 4.8 5.0
EEEFM Aurélio Buarque de Holanda Ferreira
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.2 4.3 4.2 3.2 3.4 3.7 4.1 4.4 4.7 5.0 5.2
Município de Nova Brasilândia d’Oeste-RO
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.7 4.0 4.7 3.7 4.1 4.5 4.8 5.0 5.3 5.6 5.9
9º ano - Ensino Fundamental
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.6 3.6 4.2 3.7 3.8 4.1 4.5 4.9 5.1 5.4 5.6
IDEB - Resultados e Metas - 2009
3,6 4,0 4,4 3,6 4,0 4,4 4,7 5,0 5,2 5,5 5,8
9º ano - Ensino Fundamental
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 - 2007 - 2009 2007 - 2009 - 2011 - 2013 - 2015 - 2017 - 2019 - 2021
3.2 3,3 3,4 3,2 3,4 3,6 4,0 4,4 4,7 4,9 5,2
3ª série - Ensino Médio
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 - 2007 - 2009 2007 - 2009 - 2011 - 2013 - 2015 - 2017 - 2019 - 2021
3.0 3.1 3.7 3.0 3.1 3.3 3.5 3.9 4.3 4.5 4.8