quinta-feira, 29 de julho de 2010

VI Curso de Espanhol

O PDEM/ SEDUC em parceria com a Embaixada da Espanha estará realizando o VI Curso de Atualização para professores de Espanhol no período de 02 a 06 de agosto de 2010, no Hotel Rondon em Porto Velho. O município de Nova Brasilândia será representado pelas professoras Débora Duques Caetano e Rosimeire dos Santos Oliveira da Escola Aurélio Buarque e Franciele da Costa do Ceeja Cecília Meireles. Desejamos um ótimo encontro às professoras e que elas possam aprender muito para implementar mais e mais o ensino de espanhol em nossas escolas.

Registro do Uso das Tecnologias no ambiente escolar

O Programa de Tecnologia Educacional (PTE/SEDUC), em parceria com os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE/SEDUC) instalados nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena e TV Escola/SEDUC disponibilizam no site www.seduc.ro.gov.br/nte/login.php , um link, onde deve ser registrado, nos formulários on line, todo uso pedagógico dos Laboratórios de Informática e Telessalas. Os gestores escolares, equipe pedagógica e professores devem estar "por dentro" e conhecer essa ferramena de trabalho para divulgarem suas aulas, projetos e demais atividades que geram melhorias na qualidade de ensino e de aprendizagem. Essa ferramenta de acompanhamento pedagógico vem para comprovar a utilização e o apoio pedagógico com o uso das mídias e tecnologias pelos educadores e alunos de forma planejada e pedagógica. Todos os NTEs tem divulgado e orientado os Coordenadores de LIEs e Telessalas sobre o preenchimento dos formulários e a imporância do registro durante as formações continuadas realizadas nos municípios.
Em Nova Brasilândia d'Oeste, as Escolas Estaduais vem realizando esse trabalho. Em conversa com os professores e com o coordenador do LIE da Escola Aurélio Buarque, me garantiram que a Seduc criara a ferramenta certa para os registros das aulas e atividades desenvolvidas no Espaço Escolar. Alguns alunos, também, nos disseram que para utilizar o LIE em atividades extraclasse tem que levar o conteúdo de pesquisa, a disciplina, o nome do professor e etc.

Florianópolis-SC inclui a Educação Física no NASF


Até pouco tempo atrás, a Educação Física não figurava entre as profissões que compõem a Atenção à Saúde, dentro de Estados e municípios brasileiros. Em Santa Catarina, esse cenário foi alterado em 2002, com a criação de vagas específicas para os profissionais na área, visando a promover maior qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde.
Grande entusiasta da Educação Física, o secretário de Saúde de Florianópolis, Dr. João Cândido da Silva, criou a vaga de Profissional de Educação Física no quadro de
servidores efetivos no Estado (enquanto Secretário estadual de Saúde) e levou a experiência ao município por atribuir à Educação Física uma grande parcela da diminuição dos casos de internação.
Para o secretário, a Educação Física faz parte da estratégia da saúde. “A Educação Física foi uma das profissões que lutamos para incluir, junto com o CREF3/SC, na saúde do Estado, em 2002. É a profissão que mais trouxe contribuições para a promoção e a recuperação das pessoas que precisaram utilizar o Sistema de Saúde, tanto no Estado quanto no município de Florianópolis”, afirma ele, completando que o ideal seria implantar vagas para a categoria no Estado inteiro para garantir o suporte fundamental para a recuperação de doenças.
Em Florianópolis, os profissionais de Educação Física atuam na Atenção Primaria à Saúde, fazendo a promoção e a prevenção à saúde, em especial a grupos de idosos, onde as mulheres são maioria. “Também atuam na atenção terciária, na recuperação de cirurgias, de doenças crônicas, utilizando conhecimentos técnicos, na química fina, na alta especialização”, completa João Candido.
Fonte: CREF3/SC

domingo, 25 de julho de 2010

Para meditação de todos os profissionais

Ninguém é insubstituível


Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.


Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: “Ninguém é insubstituível”.


A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.


Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.


Ninguém ousa falar nada.


De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:


- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
-E Beethoven ?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....


O funcionário fala então:


- Ouvi essa história esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.


Afinal, as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.


Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...


Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.


Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.


Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .


Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...


O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.


Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.


Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.


Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.


Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível" .


Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!


"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."


"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..". E eu, particularmente, acrescentaria... os cemitérios estão cheio de insubstituíveis.


É bom para refletir e se valorizar!
Um bom dia..... insubstituível!!!!!

Fonte:http://profjosiel.blogspot.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Resultado Final do Projeto Jornal ABHF no Curso de Mídias - Ciclo Básico

É com muita alegria que o Grupo Interação representado por Erivan Silva, Iran Sandra e José Carlos apresenta abaixo, a ATA com a Nota Final do resultado da apresentação do Projeto Jornal na Escola no Curso de Mídias na Educação realizado no NTE/RLM sob a tutoria da Professora Aparecida Guidelli.


ATA DE DEFESA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CICLO BÁSICO - 3a OFERTA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO DA TURMA MIERO2010- RMA/A


A Banca de defesa de Seleção dos Trabalhos de Conclusão do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação em Rondônia 3a Oferta do Ciclo Básico, Turma MIERO2010-RMA/A, presidida pela Supervisora de Tutoria Aparecida de Fátima Vilas Boas Guidelli e constituída pelas examinadoras Nely Matter e Cleusa Margarida Bonamigo reuniu-se no dia 10 de junho de 2010, as 08 horas e 30 minutos, nas dependências do Auditório da Representação de Ensino/SEDUC, para avaliar o projeto intitulado “Jornal na Escola”, do Grupo Interação constituído pelos cursistas Antonio Erivan da Silva, Iran Sandra Marcelino da Silva e José Carlos Correia, após a explanação e argüição pela Banca Examinadora, o trabalho foi avaliado e de acordo com as normas estabelecidas pelo Aviso de Seleção foi considerado aprovado obtendo nota 90 (noventa).


Aparecida Vilas Boas Guidelli
Tutora do Ciclo Básico
Turma MIERO/RMA/A

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Educação Física Escolar

A Educação Física na escola pode oferecer uma grande colaboração no processo formativo de nossos alunos.
É urgente que o professor de educação física nas escolas veja-se como um educador que, resguardadas as especificidades de seu componente curricular, compõe um corpo docente, cuja função é concorrer para que sejam atingidos objetivos educacionais.
No Brasil temos encontrado críticas que mencionam o componente curricular educação física como uma espécie de “servo” de outros componentes, como se não possuísse objetivos próprios a atingir.
Outro aspecto que vem contribuindo para a falta de integração é uma visível desvalorização do trabalho do professor de educação física por professores de outras matérias, ou até mesmo por parte dele próprio, por executar um trabalho tido como menos intelectual que o do demais.
As diferentes matérias devem fornecer instrumentos para que os alunos se aproximem da realidade a partir do ponto de vista de cada área, não descuidando da tentativa de relacioná-la e confrontá-la com o ponto-de-vista de outras áreas.
Abordando a questão pela perspectiva do aluno encontramos teorias da aprendizagem que tem reforçado a importância do significado do material a ser aprendido e a sua mais fácil assimilação e retenção quando o conteúdo é reforçado relembrado e aplicado em situações diferentes.
O conteúdo “orientação espacial”, por exemplo, pode ser tratado em matemática, em geografia, em educação artística, e em educação física. Pode acontecer que informações mal compreendidas numa matéria ou numa situação, possam ser mais bem esclarecidas quando tentada de outras formas.
Esta não é uma deficiência curricular presente apenas no Brasil. A proposta curricular de educação física elaborada pelo ministério da educação e ciência da Espanha, país que o Brasil atualmente vem reconhecendo como expoente em temas educacionais, constata-se a preocupação de enfatizar e exemplificar as possibilidades do professor de educação física estar, em conjunto com os demais professores da escola, concorrendo para que haja integração e convergência de conhecimentos recebidos pelos alunos.
(Sheila A. P. S. Silva)
Para saber mais, leia o artigo: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELAÇÃO COM OUTROS COMPONENTES CURRICULARES no site: www.educacaofisica.com.br

ONCURSOS DOS CORREIOS 2010

Ufa! Enfim, sai o resultado da Licitação para definição da Empresa responsável pela realização das provas do Concurso dos Correios 2010. Desde janeiro que o Edital fora disponível, as inscrições realizadas e até o momento, a Empresa para aplicação das Provas, ainda não tinha sido definida. Veja abaixo o Edital de Contratação da Empresa.



EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

DL Nº 383/2010; OBJETO: Prestação de Serviços de realização de Concurso Público para os cargos de Analista de Correios, Agentes de Correios e outros cargos específicos da área de medicina e segurança do trabalho; CONTRATADA: FUNDAÇÃO CESGRANRIO. VALOR GLOBAL: R$ 26.575.873,50; DATA DA RATIFICAÇÃO: 15/07/2010; ENQUADRAMENTO LEGAL: Artigo 24, Inciso XIII da Lei 8.666/93.

Fonte: Diário Oficial da União - Secção 3 - Nº 135 de 16/07/2010. ISSN 1677-7069 Pag. 85

Disponível:http://www.correios.com.br/institucional/concursos/correios/ArquivosProsel/00309_004665.pdf

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Seduc promove Oficina de Robótica para alunos especiais

O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) está promovendo a Oficina de Robótica Educacional organizada pela Subgerência de Educação Especial, por meio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S).

As atividades serão desenvolvidas ao longo de cinco meses, onde as primeiras turmas iniciaram suas atividades no dia 01 deste mês, finalizando-as no dia 25 de novembro deste ano. Os alunos matriculados na oficina terão um encontro semanal toda quinta-feira com duração de 4 horas cada. Os alunos que podem participar da oficina são os que estejam devidamente matriculados na rede estadual de ensino e que apresentem indicadores de altas habilidades ou que sejam superdotados e apresentem potencial para desenvolvimento na área tecnológica.
O Projeto de Educação Tecnológica na área de Robótica, através da Oficina de Robótica, tem como objetivo o desenvolvimento de competências, habilidades e qualidades pessoais por meio de atividades que possibilitem a resolução de situações problemas e da produção de conhecimentos em um ambiente lúdico e inovador. A oficina funcionará na Unidade de Atendimento ao aluno, no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Seduc, onde serão formadas duas turmas com 12 alunos cada, sendo elas divididas em dois turnos, manhã e tarde, nos horários de 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.
O que é Robótica Educacional?
É o desenvolvimento de atividades utilizando a robótica de forma a garantir aos participantes a vivência de experiências semelhantes às encontradas na vida real e oferecer oportunidades para propor e resolver problemas difíceis mais do que observar formas de solução. Ela possibilita expandir o ambiente de aprendizagem, propor atividades lúdicas, desafiantes e criativas utilizando peças de montagem controladas por computador. Dessa forma, é possível verificar hipóteses, formalizar conhecimentos intuitivos e unir um instrumento de aprendizagem a um instrumento de lazer.

Quem poderá se inscrever para a Oficina?

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que apresentam indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e se encontram no processo de identificação, coordenado pelo NAAH/S, que demonstram habilidades, interesses e estilos de aprendizagem, relacionados à mecânica, construção, matemática e informática.

Secretária da SEDUC destaca resultado da educação de Rondônia no IDEB



Nesta quarta-feira (14) a secretária de Educação do Estado, professora Irany Freire, em entrevista à um programa de rádio, falou sobre a classificação de Rondônia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre outros assuntos relacionados à educação. Rondônia ficou entre os dez estados que obtiveram a melhor nota no Ensino Médio e nas séries iniciais do Ensino Fundamental no IDEB 2009.
O IDEB avalia as escolas públicas de todo país através da prova Brasil, que é realizada por servidores da educação nas instituições de ensino. As avaliações são realizadas a cada dois anos e visa a melhoria do ensino aprendizado tanto dos alunos do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental das escolas em todo país.
A secretária ressaltou ainda a média alcançada pela Escola Estadual Anísio Serrão, localizada no município de Pimenta Bueno, que obteve a melhor colocação do Ensino Fundamental das séries iniciais. Escola que superou a meta do estado para o Ensino Fundamental no ano de 2009, atingindo a média 6,2, nota que estava prevista para ser alcançada somente em 2021, quando a média será de 6,0 para todas as escolas estaduais, e destacou ainda a Escola de Colorado do Oeste, que obteve nota 6,0.
O Estado de Rondônia hoje atende cerca de 270 mil alunos na rede estadual de ensino e a secretaria parabenizou a todos os alunos que se empenharam para que se pudesse chegar a esses resultados. “Parabéns às escolas que atingiram as médias, aos supervisores que colaboram com os nossos professores intervindo na educação das nossas estrelas que são os alunos, e desejo que eles continuem estudando com garra e determinação, e dizer aos professores que continuem planejando suas aulas com qualidade”, enfatizou a secretária.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Conselhos Escolares


A Coordenação do Programa de Conselhos Escolares da REN/SEDUC de Nova Brasilândia d'Oeste vem realizando Sessão de Estudos dos Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares com os Gestores, Supervisores Escolares, Orientadores Educacionais, Prestadores de Contas, Representante de Ensino e Chefe de Sessão Pedagógica da REN/SEDUC. Nove dos doze cadernos já foram concluídos.

No 1º Encontro, a Coordenadora do Programa da REN de Nova Brasilândia, a Supervisora Escolar Iran Sandra fez a abertura da Sesão de Estudos e em seguida, dividiu os cadernos entre os representantes das escolas participantes para que os mesmos estudassem e apresentassem em encontros posteriores para análise e discussão do grupão. "Este modelo de trabalho é uma forma de integrar todos os envolvidos e os estudos tornam-se mais sistematizados", afirma a Coordenadora.
Em todos os encontros é servido um Coffee Break "supimpa"! Cada Escola é responsável em trazer os "quitutes" em cada sessão de estudo. A REN, também , não ficou de fora.
Em todos os encontros realizados, o responsável faz a leitura do relatório do encontro anterior para apreciação e aprovação do grupão, há a socialização das sínteses produzidas pelos responsáveis, debates dos temas estudados, avaliação coletiva do encontro, planejamento e/ou replanejamento dos encontros posteriores e todos os participantes assinam a lista de presença.

Projeto Educando para o Trânsito


O Governo de Rondônia pela iniciativa dos Técnicos do Prodef da Secretaria Estadual de Educação fez a abertura do Programa Educando para o Trânsito num encontro com profissionais de todas as Escolas Estaduais em 2009, na capital do Estado. A proposta foi lançada e deveria ser semeada em cada escola do Estado com trabalhos com o envolvimento direto de todos os alunos, professores, gestores e demais profissionais da Educação. Em Nova Brasilândia, nosso Representante de Ensino, Professor Amarildo Caetano, Setor Pedagógico da REN/SEDUC, todos os gestores e professores aceitaram a proposta e vem desenvolvendo um trabalho muito bom com o material adquirido pela Seduc e enviado a todas as Escolas Estaduais de Rondônia. Abaixo disponibilizamos um texto com as atividades desenvolvidas em duas das Escolas em Nova Brasilândia.
PROJETO EDUCANDO EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO

Os professores da EEEF Abílio Netto Borges estão desenvolvendo atividades em sala de aula com os alunos, utilizando o material didático pedagógico “Coleção Educando Criança para o Transito”, disponibilizado pela SEDUC/RO. Os alunos manuseiam e observam as ilustrações contidas na cartilha, desenvolvem atividades com desenhos e relatos. Foi realizado um estudo áudio visual, onde a Mídia TV e Vídeo foi utilizada para assistir os DVDs Primeiros Socorro, Cinto de Segurança, Sinalização, Ciclista, Cidadania no Transito, Brincadeira de Rua, Pedestre e Travessia de Rua. Os professores deram algumas palestras com temas voltados para a importância da Educação no Trânsito no dia - a- dia de cada um. A EEEFM Aurélio Buarque de Holanda Ferreira inseriu em seu currículo anual, nos Planos de Curso dos Professores de modo a desenvolver um trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental e Médio, o Material disponibilizado pela Seduc sobre Educação Para o Trânsito, pensando em desenvolver um trabalho interdisciplinar objetivando o desenvolvimento dos valores essenciais à vida plena por meio da Educação para o Trânsito. Todas as atividades estão sendo executadas pelos alunos, professores, gestores visando à integração dos conteúdos estudados em diversas situações do cotidiano de cada um dos envolvidos. A socialização final de todas as atividades desenvolvidas pela Escola Aurélio acontecerá em setembro durante a semana do trânsito com a integração das tecnologias e mídias disponíveis na Escola.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Homologação do Resultado Final do Concurso da Seduc - Administrativo

Click aqui e veja se você foi aprovado no concurso para atividades administrativas da Seduc em Rondônia. A convocação será em breve! Fiquem atentos e acompanhe nosso blog para ver o Edital de Convocação.

Projeto Rompendo Barreiras: mais de mil estudantes já entraram em universidades


Em sete anos de realização dos pré-vestibulares nas escolas estaduais as aulas dos terceiros anos do ensino médio voltadas para o ingresso acadêmico ajudaram 32% dos alunos inscritos a garantir uma formação superior. Nesse período participaram do Rompendo Barreiras 3.196 estudantes. “O número de aprovados pode ser maior, pois tem alunos que, mesmo concluindo o ensino médio, continuaram os estudos em casa e obtiveram o sucesso em outros vestibulares e em concursos públicos”, disse a subgerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Aparecida Meireles.

Hoje o projeto alcança seis municípios e nove escolas estaduais: Ariquemes, Ouro Preto, Porto Velho, Monte Negro, Ji-Paraná e Presidente Médici. No ano passado 382 alunos foram aprovados nos pré-vestibulares prestados. Por município os dados mostram que 75% alunos de Ariquemes inscritos no Rompendo Barreiras foram aprovados nas universidades; 93% em Ji-Paraná, dos 105 estudantes 98 foram aprovados; 90% em Presidente Médici; 36% em Ouro Preto; e em Porto Velho 34%. Na capital, somente na Escola Estadual João Bento da Costa, em 2009, passaram 148 alunos. Na Escola Orlando Freire 50% dos alunos passaram nos vestibulares.

O projeto

O modelo do projeto nasceu na Escola Estadual João Bento da Costa, em 2002. Com apoio dos professores e da escola. Além da grade escolar de 40 horas semanais [obrigatórios pelo regimento normal de ensino] os alunos têm mais horas extras de estudos para reforçar a aprendizagem. O sucesso do projeto fez com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) expandisse o Rompendo Barreiras para mais cinco municípios e oito escolas no Estado. “Os municípios começaram a pedir o pré-vestibular para prepararem mais os alunos a ingressarem em uma universidade. Foi quando resolvermos unificar os métodos de como deve ser feito o pré-vestibular nas escolas estaduais, ainda a Secretaria apoia com material pedagógico”, explicou a subgerente do Ensino Médio.

A iniciativa, desde 2008, está disponível para todas escolas da rede de ensino do Estado. “Nenhuma escola é obrigada a aderir, mas quem participa do cursinho preparatório deve cumprir com a grade do Rompendo Barreiras que além da grade escolar normal necessita de mais 20 horas semanais extras [que não serão contabilizadas na grade da escola]”, afirmou Meireles.


Fonte: A/I SEDUC - Secretaria de Educação

Governo Federal garante definições da transposição até dia 04 de agosto

Até o dia 04 de agosto o Ministério do Planejamento apresentará à bancada federal de Rondônia e aos sindicalistas as definições sobre a transposição, a constituição da comissão, um calendário de trabalho bem como os prazos de funcionamento.
Foi o que garantiu o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, ao deputado federal licenciado Eduardo Valverde (PT), em reunião realizada ontem, quarta-feira, dia 07/07, no Congresso Nacional.
A convite de Valverde Duvanier Paiva foi discutir o assunto no Congresso Nacional, onde se reuniu com a bancada federal e com os sindicalistas de Rondônia. Até então as reuniões aconteciam no Ministério.
Durante a reunião, ocorrida no gabinete da senadora Fátima Cleide (PT), Valverde disse que é imprescindível a participação de representantes dos sindicatos na comissão da transposição. “Os sindicatos têm conhecimento sobre a situação dos servidores e esse conhecimento será de grande importância para não deixar de fora nenhum servidor que tenha direito de transferência para os quadros da União”, disse Valverde.
Valverde destacou que a transposição, além de fazer justiça aos servidores contratados até 1991, vai beneficiar o Estado com a redução da folha de pagamento, e conseqüente, beneficiará os servidores que permanecerão nos quadros do Estado, já que poderão ter aumento de salário.

Escolas Estaduais/Nova Brasilândia D’Oeste – RO

5º ano – Ensino Fundamental - EEEF Alexandre de Gusmão

Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.9 4.4 4.4 4.0 4.3 4.7 5.0 5.3 5.5 5.8 6.1

EEEF Rocha Pombo

Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.1 3.7 4.9 3.2 3.5 4.0 4.2 4.5 4.8 5.1 5.4

9º ano – Ensino Fundamental - EEEF Alexandre de Gusmão

Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
4.2 3.4 4.0 4.2 4.4 4.7 5.1 5.4 5.7 5.9 6.1

EEEF Rocha Pombo

Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.3 5.1 3.3 3.6 3.9 4.2 4.5 4.8 5.0

EEEFM Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.2 4.3 4.2 3.2 3.4 3.7 4.1 4.4 4.7 5.0 5.2

Município de Nova Brasilândia d’Oeste-RO

5º ano – Ensino Fundamental

Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.7 4.0 4.7 3.7 4.1 4.5 4.8 5.0 5.3 5.6 5.9

9º ano - Ensino Fundamental

Ideb Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.6 3.6 4.2 3.7 3.8 4.1 4.5 4.9 5.1 5.4 5.6

IDEB - Resultados e Metas - 2009

Estado de Rondônia
5º ano – Ensino Fundamental
Ideb Observado Metas Projetadas
2005 - 2007 - 2009 2007 - 2009 - 2011 - 2013 - 2015 - 2017 - 2019 - 2021
3,6 4,0 4,4 3,6 4,0 4,4 4,7 5,0 5,2 5,5 5,8

9º ano - Ensino Fundamental

Ideb Observado Metas Projetadas

2005 - 2007 - 2009 2007 - 2009 - 2011 - 2013 - 2015 - 2017 - 2019 - 2021
3.2 3,3 3,4 3,2 3,4 3,6 4,0 4,4 4,7 4,9 5,2

3ª série - Ensino Médio

Ideb Observado Metas Projetadas

2005 - 2007 - 2009 2007 - 2009 - 2011 - 2013 - 2015 - 2017 - 2019 - 2021

3.0 3.1 3.7 3.0 3.1 3.3 3.5 3.9 4.3 4.5 4.8