segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Alunos visitam Fábrica de Queijo em Nova Brasilândia

PROJETO DE EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS

OBJETIVO:
Despertar nos alunos interesse par o mercado de trabalho e desenvolver competências e habilidades empreendedoras.

Dia do Empreendedor Júnior no Estado 12/08/09
ESCOLAS: EEF. Rocha Pombo
EEF. Alexandre de Gusmão
EEF. Abílio Borges Neto
EEFM. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Realizaram a seguinte atividade:
Uma visita nas Agro - Indústria: OURO - linha 13 km 23 NBO
AQUINOS – linha 13 Km 12

OBJETIVO DA ATIVIDADE:
Conhecer a rotina do Empreendedor, bem como seu histórico de criação,
E satisfação na realização da produção.

REN/NBO realiza oficinas para elaboração itens de Português e Matemática


De Segunda-feira (29) até sexta-feira (3), o Governo de Rondônia realiza, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o “Seminário do Enem e Oficinas de Elaboração de Itens de Língua Portuguesa e Matemática”, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. O evento foi aberto às 9 horas contando com a presença do professor Pascoal de Aguiar, secretário adjunto de Educação, Maria de Fátima Rodrigues, gerente de Apoio, Controle e Avaliação (Gaca/Seduc) e seu subgerente Moacir José da Silva; professor Frederico Neves Conde, coordenador geral de Instrumentos e Medidas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anízio Teixeira (INEP) e Maria Aparecida de Paula Faria, coordenadora do Seminário Enem.*
O professor Frederico observa que a avaliação do Enem se constitui em pilar e técnica para subsidiar o professor em sala de aula. “Visamos à melhoria na qualidade do ensino neste Estado e nas demais unidades da federação. A idéia deste evento é formar multiplicadores, com os participantes levando os conhecimentos adquiridos a todos os colegas em suas escolas”, disse o representante do INEP. A professora Fátima Rodrigues, titular do Gaca destacou que “a atenção dispensada às séries iniciais funciona como alicerce para uma educação de qualidade”. Por sua vez, Pascoal de Aguiar lembrou a ligação entre Rondônia e o INEP, que vem desde 1943, “quando naquela época foi elaborado o primeiro Plano Estadual de Educação”.
Na sequência, o adjunto da Seduc enfatiza a importância do entrosamento entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios na busca de uma educação de qualidade. “É preciso fazer uma educação despojada de ideologias partidárias. A única ideologia que se deve ter em mente é aquela em que o ensino de qualidade esteja à frente de todas as iniciativas” – observou Pascoal de Aguiar.
O seminário tem a finalidade de aprimorar a qualidade do ensino, investindo na formação dos professores do ensino fundamental e médio da Rede estadual de Ensino, priorizando a elaboração de itens voltados às habilidades e competências analisadas pelo Enem, Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O público alvo é formado por técnicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental e Médio dos 52 municípios de Rondônia.

Os professores Amanda Oliveira de Souza docente do 5º ano Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Elza Milagre docente da 3ª série Língua Portuguesa do Ensino Médio, Emilia Eliza Medeiros docente do 9º ano Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Josemaro dos Santos Francisco docente do 9º ano do Ensino Fundamental na área de Matemática, participaram da capacitação oferecida pela SEDUC.


Os professores citados juntamente com a Coordenadora Pedagógica Iran Sandra Marcelino e o Representante de Ensino Amarildo Alves Caetano reuniram-se várias vezes para ampliar o material e discutir sobre a melhor forma de repassar o conhecimento sobre a Elaboração de Itens aos demais profissionais da Educação. Após muitas discussões ficou marcada a data para os dias 03 e 04 de agosto nos períodos matutino e vespertino e que o curso deveria ser estendido a todos os professores de todas as áreas, para que tivessem uma noção de avaliação.
A Secretaria Municipal de Educação na Coordenação da Secretária Roseli Davis também abraçou a causa numa parceria com a SEDUC e Escolas Estaduais para que a realização do evento viesse acontecer.

O Representante de Ensino de Nova Brasilândia D’Oeste Amarildo Alves Caetano,
aos 03 de agosto de 2009 às 8:00 h na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alexandre de Gusmão, deu início ao evento falando da importância do curso e da participação de todos.



A Coordenadora Pedagógica falou sobre as avaliações do SAEB e da provinha Brasil e que os professores devem elaborar e trabalhar com avaliações paralelas as provas do INEP.
A participação dos docentes foi efetiva. Segundo os comentários feitos nos momentos de café e almoço, todos gostaram bastante das oficinas.

Oficina de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano - Pofessora Emília Medeiros

Oficina de Pedagogia Séries Iniciais - Professora Amanda Souza


















Oficina de Língua Portuguesa - Séries Iniciais - Professor Claudemir Ribeiro






























Oficina de Língua Portuguesa Ensino Médio Oficina de Matemática - Ensino Fundamental
e Médio - Professor Josemaro dos Santos
Professora Elza Milagre