sexta-feira, 24 de julho de 2009

FESTA JUNINA DA ESCOLA AURÉLIO BUARQUE














A Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira realizou do dia de ontem a Festa Julina 2009. Nos períodos da manhã, tarde e noite, alunos, professores, funcionários de apoio e gestão escolar estiveram envolvidos no evento. A animação de toda a festa ficou por conta do Tigre do Baile. Os alunos contribuíram com alguns pratos típicos e refrigerantes. A Escola ofereceu canjicão, pé de moleque, tortas, bolos, pipoca estourada na hora e cachorro quente. Num clima de descontração e muita alegria, a participação de todos foi efetiva. Abaixo, descreveremos alguns relatos ocorridos em cada turno.





MANHÃ

Os alunos começaram a chegar e a mesa de quitutes começou a ser recheada com as mais variadas comidas típicas. Uma quadrilha improvisada foi apresentada pelos alunos. A diversão foi imensa. Logo após, os alunos e demais participantes da festa se deliciaram com a mesa de comidas. Com todos servidos e satisfeitos (afirmo isso devido à grande quantidade de pessoas que se alimentaram e ainda ficou muita coisa para ser saboreada), o Tigre do Baile animou a festa com um grandioso forró. Alunos e professores dançaram alegremente. E viva o progresso da Escola Aurélio!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Representante de Ensino em Porto Velho II


Na abertura da nova etapa de encontros com representantes de Ensino da Seduc, a equipe técnica apresentou e discutiu a metodologia de elaboração da proposta preliminar do Plano Estadual de Educação (PEE-RO), que será elaborado pelo Comitê Gestor Interinstitucional, formado por representantes do Poderes Executivo, Legislativo, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado e a sociedade civil organizada.
Na quinta-feira (2), coube ao secretário-adjunto, Pascoal de Aguiar falar sobre o transporte escolar, quando anunciou a realização de uma rematrícula de todos os alunos que dependem desse benefício. A proposta, conforme Pascoal de Aguiar, é organizar detalhadamente as informações sobre os alunos com vistas a agilizar a assinatura de convênios com os municípios. Ele também falou sobre a planilha de obras de reforma, construção e ampliação para 2009, citando que das 61 previstas, 11 já foram executadas e 40 serão entregues até setembro.

Outro ponto em debate nesta reunião técnica da Seduc e RENs diz respeito à definição de datas para o I Encontro de Professores do Estado intitulado “Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas: Um olhar sobre a educação em Rondônia”, que deverá ocorrer ainda este ano na Capital, além de Ji-Paraná e Vilhena. Tendo em vista a grande quantidade de professores, estimada em mais de 10 mil, a proposta é que os participantes sejam escolhidos de forma democrática em suas escolas, atendendo aos critérios de serem do quadro efetivo e ter o perfil de socializar as informações. “Nesse encontro queremos fazer uma reflexão sobre a valorização profissional da educação, suas competências e contribuições à melhoria da educação e social”, adiantou a secretária Marli Cahulla.

Representante de Ensino em Porto Velho


O Representante de Ensino, Amarildo Caetano, participa de mais um ciclo de reuniões técnicas com os demais 32 representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos municípios. Com início na tarde de quarta-feira (1), em Porto Velho, a secretária Marli Cahulla focalizou as ações que vem sendo empreendidas pelo Governo do Estado com vistas a melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em Rondônia. No evento, que segue até hoje, sexta-feira (3), no auditório da Escola Estadual Major Guapindaia, a secretária fez um balanço positivo do I Encontro Regional de Gestores e Técnicos Pedagógicos do Estado realizado de setembro de 2008 a junho de 2009 em 11 municípios pólos (Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Vilhena, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, Costa Marques, São Miguel do Guaporé e Cacoal), sob o tema “Construindo Caminhos Democráticos na Gestão Pública”.
Entre os resultados positivos, a secretária Marli destacou o convite feito pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) para participar, juntamente com a coordenadora Pedagógica da Seduc, Irany Freire, do XXIV Simpósio Brasileiro e 3º Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, que acontecerá de 12 a 14 de agosto deste ano, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória (ES). As duas irão relatar a experiência vivenciada durante os encontros com os gestores e supervisores escolares e visitas realizadas nas escolas, que serviram para que ouvissem os educadores, além dos estudantes e demais servidores das escolas.

Encontro com Profissionais do MEC

Durante toda essa semana (29/06/09 a 03/07/09) professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede estadual de ensino estão em Porto Velho participando de um encontro para falar das mudanças ocorridas no ENEM/2009 e da Oficina de Elaborações de Itens para a Prova Brasil/2009 que acontecerá com alunos do 5º ano do EF, 9º do EF e 3º ano do EM de acordo com as Matrizes de Refrências do SAEB.

Curso de Mídias II

Ontem dia 02.07.09 aconteceu a abertura da turma da etapa final (Especialização) do Curso de Mídias na Educação em Rolim de Moura. Os professores Ricardo Araújo e Silvana Dantas são os cursistas participantes de Nova Brasilândia. Torcemos por todos vocês!

Curso de Mídias

Segunda-feira (29.06.09) aconteceu a abertura da Turma 1 da etapa inicial do Curso de Mídias na Educação no auditório de reuniões da REN/SEDUC/RM das 8h às 17h, sob a coordenação da Profª Aparecida Guidelli. Durante todo o dia as orientações e atividades transcorreram naturalmente e todos os participantes gostaram muito. Desejamos a todos sucesso.