segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gestar II - 1ª aula de Português

Dia 22/04/2009, às 07h30min aconteceu a 1ª aula de Poruguês do Gestar II na Sala de Reuniões da REN de Nova Brasilândia.
O cronograma está abaixo:

Língua Portuguesa
Gestar II

Representação de Ensino de Nova Brasilândia D’Oeste
Representante de Ensino: Amarildo Caetano
Coordenadora: Iran Marcelino Silva
Formadora: Emilia Eliza Medeiros

Objetivo Geral

Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de 6º. ao 9º. anos um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de processos de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.

A ESPECIFICIDADE DO PROGRAMA

Na perspectiva da formação continuada, o Gestar II prima pela busca de um caminho de mão dupla entre teoria e prática e pelo enfoque da linguagem como fenômeno cultural, no qual a língua é elemento constituinte, mas não único e isolado, na organização de nossas experiências.

COMPETÊNCIAS ESPERADAS DOS PROFESSORES
Como usuário da língua:

Apresentar-se como locutor e interlocutor, com amplo domínio da linguagem, nas suas várias modalidades e formas e nos seus diversos contextos;
Refletir sobre a linguagem e sobre a Língua Portuguesa;
Reconhecer os usos sociais da língua, em todas as modalidades, inclusive como participação política e cidadã;
Posicionar-se criticamente com relação aos diversos tipos de textos, inclusive obras didáticas;
Interessar-se pelos diversos tipos de textos artísticos, especialmente de literatura.

Como profissional da educação:
Atuar de forma consciente, produtiva e adequada à sua comunidade, valorizando as práticas democráticas;

Desenvolver projetos de aperfeiçoamento (capacitação profissional e ampliação de horizontes);
Atuar coletivamente, partilhando experiências e projetos;

Refletir sobre sua prática docente e sobre a atuação na escola e suas relações com a sociedade.

A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO

O currículo de Língua Portuguesa organiza-se em torno de questões que já há algum tempo fundamentam seu ensino-aprendizagem. Pelo seu alcance, tais questões têm uma função irradiadora, capacitando o professor para a abordagem autônoma de outros pontos do currículo para os dois ciclos em que trabalha.

A PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica se organiza para o desenvolvimento do letramento do professor (e conseqüentemente do aluno), a partir da discussão e análise das situações sociocomunicativas, tendo o texto como eixo central da resolução de problemas. Essa postura aponta, sobretudo, para uma perspectiva em que o texto é visto como concretização das situações de interação e um produto de condições sócio-históricas, em que a significação é o ponto relevante.

Os professores alunos de Língua Portuguesa gostaram e sairam com boas expectativas para o curso. Desejamos sucesso a todos.

REUNIÃO DA COORDENAÇÃO E FORMADORAS DO GESTAR COM DIRETORES E SUPERVISORES


Aconteceu a 1ª reunião, este ano, para organização do calendário, objetivos e metas do Gestar II. A Coordenadora Iran Sandra e as Formadoras Ana Paula (Matemática) e Emília Eliza (Português) prepararam tudo nos mínimos detalhes para receber os Diretores e Supervisores. A recepção, com direito a salgadinhos e refrigerante, deixou todos os presentes, a vontade.

A presença do Representante de Ensino da Seduc/NBO, o Profº Amarildo Caetano, é um sinal de participação ativa e comprometida, por parte do mesmo. O apoio ao Programa Gestar II e o interesse em estar por dentro de tudo o que acontece na Educação o torna um Profissional interessado em inserir-se nas constantes mudanças que acontecem na área educacional. O Gestar II é uma dessas mudanças.

Em conversa com o Professor José Carlos Correia(aluno do Gestar I), o mesmo disse a esse blogueiro, que o Gestar é um curso para Professores comprometidos. As propostas de atividades são inovadoras e as Formadoras preparadas e responsáveis. Quem quiser fazer o Gestar tem que saber que não é brincadeira, lá é coisa séria e produtiva, acrescenta José carlos.
As Formadoras vem participando de Cursos de Capacitação em PVH desde o ano passado(2008). Este ano, já estiveram em mais uma capacitação. Ao retornarem, chegaram cheias de idéias e planos de ação para executarem durante as aulas ministradas. Este blog acompanhou alguns momentos de planejamento das mesmas, onde ficou bem claro que a dedicação de ambas é algo imensurável. Sempre preocupadas em dar o melhor aos professores alunos, se reunem com a Coordenadora constantemente para organizarem as idéias e somarem forças.
Desejamos sucesso e que tudo possa dar certo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

CRONOGRAMA DA SEMANA DA CIDADANIA

A EEEF Abílio Netto Borges preparou as atividades para serem desenvolvidas durante esta semana(13-17). Vejamos a seguir:

SEGUNDA-FEIRA/13.04.09

07h30min: Momento Cívico
Apresentação: Direção, Professores e Alunos.
Palestra com o tema: Adolescência e Projeto de Vida
  • Palestrante: Nilva Dalmolin Machado

Trabalho em sala: Confecção de Cartazes

Introdução à Cultura Afrobrasileira: Culinária

  • Responsável: Profª Célia Bueno

Atividades recreativas (Resp. Profª Elizete Gorza)

Terça-Feira / 14.04.09

Confecção de Material voltados para a Diversidade com professores e alunos em Sala de aula.

Quarta-Feira / 15.04.09

07h15min Gincana Esportiva

Realização: Todos os professores e alunos.

Quinta-Feira / 16.04.09

08h - Palestra sobre Cidadania (Palest. Cabo Juvêncio)

Trabalho em Sala de Aula: Estudo do ECA, Cultura Afrodescendente e Culturas Regionais (Música, Dança, Teatro e Culinária).

Palestra: Juventude contra a violência (Palest. Prfº Paulino)

Direitos e Deveres (Palest. Profº Gelson)

Documentário da Vida de Nelson Mandella (Resp. Profº Erivan Silva)

Sexta-Feira / 17.04.09

07h30min: Filmes: O ABC do Amor

Click

Exposição dos Trabalhos para comunidade escolar.

Obs.: O Cronograma é flexível. Alterações poderão acontecer durante a Semana.

Aniversariante



Hoje, é aniversário da Competentíssima Iran Silva, Chefe da Seção Pedagógica da Representação de Ensino/SEDUC em Nova Brasilândia d'Oeste-RO.

Toda a Equipe da REN-NBO a parabeniza! Esperamos comemorar muitos outros anos juntos com você. Abraço fraterno e que Deus te abençoe sempre!

Amarildo Caetano - Representante de Ensino

Adriana Judite - Chefe de Seção Administrativa

Erivan Silva - Setor Pedagógico

Lascola Pinheiro - Setor de Inspeção

Sirlene e Laudicéia - Setor Administrativo

Tonha - ASG

Negão, Brandão e Jonaci - Motoristas

Ana Paula e Emília Eliza - Formadoras do Gestar.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

HOMENAGEM AOS ANIVERSARIANTES DO 1º TRIMESTRE

Dia 30 de Março de 2009, a Equipe Gestora da EEEF Rocha Pombo realizou uma homenagem aos Servidores aniversariantes do 1º Trimestre do ano letivo 2009. Com direito a Bolo, salgados, refrigerantes e, acima de tudo, muito alegria e descontração com as risadas exuberantes do Profº Mário Alves foi um dia inesquecível.

Os aniversariantes Rodinele(secretário), Profª Dilma, Profª Rosemeire, Dona Ivone, Profª Nely(vice-diretora) e Profª Mariza juntos para receberem o entoar do Eterno Parabéns pra você!
A Escola em festa, mostra mais uma vez que, momentos como esse juntam os servidores para dividirem abraços, sorrisos, palavras amigas...
Parabéns a Gestão da Escola Rocha Pombo por mais uma iniciativa de reconhecimento profissional de seu quadro pessoal de servidor.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

ENTREGA DE KITS ESPORTIVOS NAS ESCOLAS

Na manhã de Quarta -feira(01/04/2009) o Representante de Ensino da Seduc em Nova Brasilândia D'Oeste-RO fez uma Maratona de Entrega de Kits Esportivos nas Escolas Estaduais e na APAE. Os Kits continham Bolas de Futebol de Salão, Handebol, Vôlei, Basquetebol; redes de Salão, de vôlei, de campo, de ping-pong; Mesa de Ping-Pong, par de raquetes, Pares de peso nº 01 e peso nº 02 e uma Bomba para encher bolas.






O Representante de Ensino Amarildo Caetano entregou os Kits Esportivos às Escolas Estaduais e APAE. A Maratona de entrega começou na Escola Aurélio Buarque de H Ferreira. A diretora Maria Rezende e os alunos receberam os Kits com a maior emoção possível. A diretora agradeceu à Seduc pelo incentivo dado aos alunos com esse material esportivo, uma vez que a Educação Física na Escola é muito importante e os alunos gostam bastante. Amarildo Caetano frizou a responsabilidade do Governo de Rondônia e o compromisso com a Educação, Esporte e Cultura.
Os alunos ficaram tão felizes que não resistiram à foto!





Continuando a Maratona de Entrega, o Representante de Ensino Amarildo Caetano entregou os Kits na Escola Rocha Pombo à Diretora Márcia Holz e aos alunos.






A diretora Márcia Holz lembrou que atitudes como esta, por parte da Seduc, faz com que a Educação se fortaleça cada vez mais. "Esporte na Escola é fundamental para o desempenho psicomotor de nosso alunado. Estamos felizes em receber este material e mais felizes estão nossos alunos. Basta olhar nos olhos deles", finalizou a diretora. Amarildo complementou dizendo que o material facilitará o trabalho do profissional de Educação Física. Ele é o responsável pelo desempenho físico e, também, pelo intelectual, junto aos demais profissionais da Educação.



Dando continuidade a Entrega de Kits Esportivos, Amarildo Caetano entrega aos alunos da APAE - Centro Educacional Rosa de Saron o material.



A alegria desses alunos ao verem o material é imensurável! Ao olhar nos olhos de cada um deles, nos faz querer viver mais e mais e sempre com o intuito de ajudar o próximo. Podemos perceber no semblante do Professor Amarildo Caetano a emoção de estar ali naquele momento dando um pouco de alegria àquelas pessoas tão especiais. Em conversa com o mesmo, disse-me que era uma honra muito grande pra ele entregar esse Kit para os alunos da APAE.


Finalizando a Maratona, foi entregue o KIT da EEEF Alexandre de Gusmão ao Profº. Brito, Professor de Educação Física da Escola. Os alunos, como em todas as Escolas que passamos, fizeram "aquela" festa com as bolas. Chutavam, jogavam para cima, abraçavam e riam emocionados. O Professor Brito disse que o material chegou em boa hora.


O Representante de Ensino por onde passou deixou bem claro que o Governo de Rondônia continuará buscando alternativas para melhorar mais e mais a Educação de nossas Crianças, adolescentes e jovens. E viva ao progresso de nossos educandos!

1ª Reunião de Pais da EEEF Rocha Pombo - 2009

A Escola Estadual Rocha Pombo realliza sua 1ª reunião de pais. Abaixo estamos postando a Pauta da Reunião e fotos.


PAUTA DA 1ª REUNIAO DE PAIS DO ANO LETIVO 2009.


1- BOAS VINDAS E AGRADECIMENTO a todos pela presença e pela confiança depositada na escola na formação das crianças, mas o sucesso desta formação depende muito da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

2- APRESENTAÇÃO DA EQUIPE ROCHA POMBO.



3- PRESTAÇÃO DE CONTA: recursos repassados para a escola no ano de 2008 . como foram gastos , valores gastos e valores para gastar em 2009. relação de equipamentos adquiridos pela escola em 2008.



4- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: por enquanto está funcionando só no período da tarde, pois é só nesse período que tem professor, mas o representante de ensino está fazendo o possível para conseguir em breve um professor para o turno da manhã.


5- BIBLIOTECA – dia 06 de janeiro, com muito custo e insistência nós fomos contemplados com a construção de uma biblioteca 20x20 na escola, toda equipada, parceria SESI industria e governo do estado. previsão para inicio das obras, meados deste ano.


6- LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: fomos também contemplados com um laboratório de alfabetização, já providenciamos a sala e só estamos aguardando as máquinas chegarem, são 6 maquinas enormes, é tipo computador gigante, 1,00 x 1,05 m


7- ACESSIBILIDADE – este mês nós vamos iniciar algumas obras de acessibilidade na escola, então desde já nós pedimos desculpas pelos transtornos que vão ocorrer, mas tudo para a nossa escolar ficar cada vez melhor. construção de rampas e adaptação nos banheiros para cadeirantes.
8- BEM FEITORIAS REALIZADAS NA ESCOLA PARA RECEBER OS ALUNOS – pintura nas salas de aula e escola. A escola está bem aconchegante para receber os alunos. Então como os senhores estão vendo , a cada dia nós estamos conquistando bem feitorias para a escola e a cada dia ela fica melhor, agora só precisamos do apoio dos senhores para conseguirmos manter o que estamos conquistando, conversando em casa com os filhos para que eles cuidem da escola. caso venha destruir , quebrar, estragar alguma coisa da escola os senhores terão que ressarcir a escola, pois depredar patrimonio publico é crime. É tão difícil conseguir realizar uma bem feitoria, mas é muito mais difícil manter o que conseguimos.
9- MISSÃO DA ESCOLA, OS VALORES E A VISAO DE FUTURO. LENILDA

10 – IDEB – medir como anda a educação brasileira / 1º ao 5º ano - 3,7 / 6º ao 9º ano -3,5 sendo que a média nacional é 4,2 e nossos alunos não conseguiram atingir média nacional , em outubro os alunos estarão novamente realizando esta avaliação e para este ano nossa meta é atingir no mínimo média 5,0 , a escola inteira está mobilizada para isto. estamos pegando muito firme com os alunos para conseguirmos reverter este quadro, pois para a escola receber recursos depende da nota tirada nesta avaliação . e escola sem recurso não funciona. LENILDA


11 - PROVINHA BRASIL - LENILDA


12 – REFORÇO ESCOLAR LENILDA

13 - ANO LETIVO - inicio das aulas 02 de março
término 22/12 p/ os aprovados 30/12 p/ os q / ficarem de recuperação
recesso de uma semana em julho para quem ficar de recuperação e de 15 dias para quem não ficar com nenhuma nota vermelha

14 – RECUPERAÇÃO SEMESTRAL – nova forma de recuperação – são realizadas semestralmente , a recuperação do 1º semestre acontecerá uma semana em julho. . e a recuperação do 2º semestre acontecerá a partir do dia 23 de dezembro, por isso os pais não devem fazer compromisso com viagem para o mês de dezembro.





15 – COMO FUNCIONA A RECUPERAÇÃO SEMESTRAL _ o aluno que ficar com nota a baixo da média 6,0 nas disciplinas deverão fazer estudos de recuperação. No final após os estudos de recuperação se o aluno não conseguiu atingir 240 pontos ele estará reprovado. todos estão bem conscientes das forma de avaliação, pois a diretora e orientadora entraram sala por sala, ficaram mais de hora com eles tirando todas as dúvidas em relação as avaliações e a recuperação.


16 – VARIOS PROJETOS ESTÃO PREVISTO PARA ESTE ANO: todos com a intenção de melhorar o ensino aprendizagem das crianças e consequentemente elevar o IDEB. entre eles: diversidade cultural regional, combate a defasagem, aluno destaque( os alunos que se destacarem serão selecionados para fazerem um passeio no Cacoal selva parque, poderão receber brindes e certificados) pais brilhantes alunos fascinantes (teremos jogos e gincanas para os pais, os pais mais presentes na escola também receberão brindes e certificados) os pais devem assinar o livro de visita cada vez que vir a escola. Entre outros

17- MERENDA ESCOLAR E TRANSPORTE ESCOLAR (NELI)

18- DIREITOS , DEVERES, PROIBIÇÕES E PENALIDADE APLICADA AOS ALUNOS ALUNOS;

19 – UNIFORME , ROUPAS ADEQUADAS E HIGIENE - a importância dos alunos estarem de uniforme

20- FICAI – P / ALUNOS INFREQUENTES
21- Os alunos que não vierem para o reforço dos pais deverão assinar uma justificativa.
22- Para quem estuda a tarde o portão só será aberto com a chegada do 1º ônibus do período da tarde, pois tem aluno que chega 11:30, 12:00, e fica sozinho na escola, pois os funcionários estão no horário de almoço, eles ficam correndo, podem cair e se machucar, sem ninguém para socorrer, fora as depredações que podem ocorrer neste período.