sexta-feira, 20 de março de 2009

Haddad defende novo modelo de Vestibular em 2010

Pensando na qualidade de Ensino, o Ministro da Educação tem Projeto para unificar as provas do vestibular nas Universidades do país. Com um modelo que, realmente, faça o aluno pensar, ele quer mudar as provas. Segundo Haddad, os modelos de provas atuais não faz os alunos refletirem e sim memorizarem algo pronto. Um modelo referencial é o ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio tem mostrado uma grande mudança de visão de prova para nossos alunos. Algumas Universidades do país estão colocando uma barreira e não querem aderirem ao Projeto. Esse blog tem toda convicção de que, inevitavelmente, essa é uma das atitudes que vai decolar. Temos que trabalhar para formarmos cidadãos conscientes de seus atos, direitos e deveres. E viva as mudanças que beneficiam nossos educandos.

Participação em Evento

Com a visita do Governo Ivo Cassol ao município de Nova Brasilândia para entrega de sementes de feijão aos agricultores, o Representante de Ensino da REN/SEDUC, Amarildo Caetano esteve presente. Aproveitando o encontro, o empasse do Transporte Escolar foi resolvido e o Governo foi Categórico em relação ao cumprimento do dever da Empresa Licitada, dizendo que os ônibus deveriam iniciar a transporte dos alunos, o mais urgente possível. "Uma vez licitada, a empresa deve cumprir com seu dever e os alunos não podem ser prejudicados de forma alguma", frisou o Governador.

As diretoras das Escolas Estaduais, também, estiveram presentes. Maria Rezende, Márcia Holz e Neli Vivian estavam empolgadas para ouvir o discurso do Governador.

Momentos como esse. são de suma importância para nosso município. A Presença do Governo, nos dar a sensação de que Nova Brasilândia tem o apoio do mesmo. Esperemos que mais encontros possam acontecer e que sejam formas de motivação ao desenvolvimento de Brasilândia.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Governo está em Nova Brasilândia

O governo do Estado de Rondônia Ivo Cassol está na cidade de Nova Brasilândia. Em sua agenda estão alguns momentos importantes em nosso município. Dará uma entrevista na Rádio Fm Vitória Régia e entregará sementes de feijão aos pequenos agricultores na Casa do Agricultor logo mais ás 16h. A comunidade brasilandense está sendo convidada a participar.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Rondônia é um dos poucos estados que garantem estabilidade para professores





Com 12.585 professores, 10.776 dos quais concursados (85,63%), a rede estadual de ensino de Rondônia está entre as que mais dão garantia de estabilidade no emprego e, conseqüentemente, de continuidade aos projetos pedagógicos com vistas à melhoria da qualidade da educação no País.

Ao contrário de Estados como Minas Gerais, onde segundo levantamento dos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, 53,5% dos docentes são temporários, Mato Grosso, 49%; e São Paulo 43%, em Rondônia esse índice é de cerca de 14,37% (1.809 temporários), bem abaixo da média nacional, que é 22%. No último concurso, realizado em fevereiro de 2008 para 3.740 vagas, nas áreas de artes, biologia, educação física, religião, física, geografia, história, e línguas espanhola e inglesa, pouco mais de 1.400 foram preenchidas, o que levou o Governo do Estado a promover processo seletivo (com prova objetiva e avaliação de títulos) em outubro de 2008 e um outro em fevereiro de 2009 para melhor atender aos cerca de 300 mil alunos no ano letivo que começará a partir de 2 de março nas 400 escolas estaduais.

Conforme a secretária estadual da Educação, professora Marli Cahulla, a expectativa é que o índice de docentes temporários caia ainda mais no Estado com a realização de mais um concurso público, cujo edital deverá ser lançado até julho deste ano. “Temos consciência de que a estabilidade no emprego é um dos fatores determinantes para a melhoria da qualidade do serviço, seja ele público ou privado. E no caso do Estado de Rondônia contamos com um ingrediente a mais, que é o pagamento dos salários em dia e dentro do mês trabalhado, o que contribui para que os educadores planejem, coloquem em prática e dêem continuidade às ações nas escolas a longo prazo”, afirmou.

Outro ponto diferencial de Rondônia, segundo a matéria dos dois jornais paulistas, com repercussão em nível nacional, é a forma de contratação dos professores emergenciais. A seleção é feita por meio de prova objetiva e avaliação de currículo, enquanto em outros Estados, a exemplo de Goiás, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso, as secretarias ou as escolas escolhem apenas com análise de currículo.

Por determinação do governador Ivo Cassol, a Seduc também convocou todos os profissionais à disposição de outros órgãos, inclusive cedidos aos municípios, para que exerçam suas funções nas salas de aula.


Fonte: A/I SEDUC - Secretaria de Educação

Cassol cumpre agenda intensa no interior e visita 15 municípios nos próximos dias



Dando continuidade a sua agenda oficial, o governador Ivo Cassol, visita nesta sexta-feira, dia 06 de março, o município de Monte Negro, onde a partir das 09:00 hrs da manhã fará a entrega de 2.500 kg de sementes de feijão à ASPROHELENA, na BR 421- km 60. Em Buritis, ainda pela manhã, a partir das 11:00hrs., serão entregues mais 11.000 kg do produto à Associação ASPRUMA, na BR 460, KM 08.
No município de Campo Novo de Rondônia Cassol vai entregar 3.500 kg de sementes de feijão às 13:30 na Associação Terra Roxa, localizada à 17 km da cidade de Campo Novo. E às 15:30 hrs, será feita a entrega de 2.000 kg de sementes à Associação ASPRUL em Cacaulândia.

Dando seqüência ao cumprimento de sua agenda oficial,no sábado, dia 07 de março, a partir das 09:00 hrs da manhã Cassol fará a entrega de 4.000 kg de sementes de feijão aos pequenos agricultores do município de Castanheiras, a entrega será feita na EMATER.E a partir das 11:00hrs da manhã, Cassol,vai estar no município de Novo Horizonte, onde fará a entrega de 11.000 kg de sementes de feijão e 06 tanques de resfriamento de leite, resultado de emenda parlamentar do deputado federal Mauro Nazif, e ainda vai participar do Encontro de Mulheres, na quadra poliesportiva da Escola Estadual Marechal Rondon e encerrando seus compromissos oficiais, Cassol, vai estar no município de Alto Alegre dos Parecis, onde fará a entrega de 15.000 kg de sementes de feijão e 03 tanques de resfriamento de leite , o evento vai acontecer na linha P-30 km 1.

Na segunda-feira os pequenos produtores de Parecis, Santa Luzia, Alta Floresta e Nova Brasilândia receberão as sementes selecionadas de feijão que o Governo do Estado mais uma vez distribui para incentivar a agricultura no estado.


Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

quarta-feira, 4 de março de 2009

Agradecimento

O Representante de Ensino da Ren/Seduc de Nova Brasilândia, Amarildo Caetano, agradece em nome da Secretaria de Educação, a ação voluntária da Loja TV LAR em doar 02 colchões para alunos carentes da Escola Abílio Netto Borges, situada na Lh 17 sob a Direção do Professor Jandui Mota e vice-direção da professora Rosana Voidelo.
Felizes com a iniciativa, desejamos sucessos futuros aos representantes da Loja TV Lar os senhores André Eidt e Sérgio Eidt e que Deus possa abençoá-los.
A Loja Tv Lar fica situada na Av. 13 de Maio, em frente ao Hotel Londrina, no centro da cidade.

Alegria e expectativa marcam início do ano letivo na escola Rocha Pombo









A Bandeira da Escola exposta à Comunidade Escolar é um sinal de Patriotismo por parte da Escola Rocha Pombo. Parabéns aos idealizadores. De forma bem ornamentada, chama a atenção de todos os presentes. Desejamos que nesse clima de amor à Escola e à profissão Diretores, orientadores, supervisores, professores e demais funcionários possam desenvolver suas atividades profissionais com afinco e consigam obter êxito no final do ano letivo 2009. Sucessos a todos e que Deus abençoe nosso caminho!





A EEEF Rocha Pombo começou o Ano Letivo-2009 com o pé direito. Com a mensagem de Boas Vindas, recebe todos os funcionários, alunos e pais de alunos com muito entusiasmo!
Alegria, expectativa e ansiedade pelo início de uma nova etapa, pelo reencontro de amigos, colegas, livros e professores. Foi assim que se sentiram no dia 02/03/09 os estudantes da Escola Rocha Pombo neste primeiro dia do ano letivo. Felicidade que transpareceu no forte abraço das colegas de sala e nos sorrisos com gargalhadas sonoras.










A diretora Marcia Holz foi a mestre-de-cerimônias do "acolhimento" feito pela Escola. Após o Hino Nacional, do alto do palco , a diretora fez uma mensagem de boas-vindas e em seguida perguntou a todos: “ o que é Escola para vocês? “ após algumas respostas ela pediu a professora Iracy que realizasse a leitura da mensagem “ ESCOLA É....” Apresentou nominalmente professores e funcionários e em seguida convidou a orientadora Jacinta para fazer uma oração de agradecimento por todas as bênçãos derramadas sobre a Escola no ano de 2008 e pedir para que Deus continue dando muita proteção aos alunos que ali estão e muita saúde, força, garra, inteligência e discernimento a todos os servidores para que possam desempenhar muito bem a sua função.
Em sua mensagem, a diretora destacou os projetos pedagógicos a serem desenvolvidos pela Escola ao longo do ano, como: Combate a Defasagem e resgate da auto-estima, Xadrez, Aluno “Destaque”, Arborização da Escola, Escola de Cara Nova, Diversidade racial , entre outros.
Foi comentado com os alunos sobre a forma de recuperação, sobre o IDEB, e a diretora se comprometeu com os alunos de estar entrando nas salas de aula juntamente com o orientadora para esclarecerem a forma de avaliações e recuperação da escola.
Em seguida a diretora passou a palavra para a orientadora escola que deu continuidade a cerimônia.




A orientadora Jacinta pediu para que olhasse em volta e verificarem como a escola está agradável para receber a todos, pediu para que todos cuidem da escola como se fossem a sua casa, não destruindo, não depredando e não jogando lixo no chão, para que a escola continue aconchegante o ano todo como está no 1º dia letivo.
Em seguida todos foram convidados a participarem de um bingo educativo, onde os ganhadores receberam brindes.
A cerimônia de acolhimento serviu para acalmar pais e mães de alunos preocupados com a recepção de seus filhos.
A vice-diretora Neli, como sempre, muito extrovertida e simpática, esteve ao lado das mães de alunos para que as mesmas se sentissem em casa. Essa parceria Márcia e Neli tem dado certo e a Escola está a cada dia desenvolvendo projetos junto aos professores e alunos para o melhoramento do Ensino e da Aprendizagem.









Os alunos empolgadíssimos para o reinício das atividades escolares. Sucesso a todos.